NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG É PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, FORMAÇÕES, DINÂMICAS E EVENTOS DO NOSSO GRUPO DE ADOLESCENTES, CRIADO EM MARÇO DE 2012, NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS



1ª REUNIÃO – 17/04

A chave
Você conhece os Dez Mandamentos da Lei de Deus?


Os Dez Mandamentos

1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Explicação

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:15
Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama. João 14:21
Sabemos que O conhecemos se guardamos os Seus mandamentos. I João 2:3
Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade. I João 2:4


1- Distribuir balões com os mandamentos escritos dentro. Dar os balões para os adolescentes e cada um estoura um balão. O que estiver escrito na frase (1 mandamento) o adolescente deve falar o que sabe (explicar). Ir escrevendo no quadro os mandamentos que forem saindo.

2- Separar em grupo e cada grupo escolhe um mandamento para representar através de encenação, para descobrirmos qual é. (Amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar seu santo nome em vão, guardar domingos e festas, não levantar falso testemunho, não desejar a mulher do próximo, não cobiçar as coisas alheias.)

2ª REUNIÃO – 24/04

Oração
Musica
Leitura – Êxodo
Debate: Honrar pai e mãe
               Não matar
               Não pecar contra a castidade
               Não roubar
Dinâmica –

3ª REUNIÃO – 01/05

Oração
Música
Dinâmica – Separar em grupos, cada grupo vai representar através de cartazes. Cada grupo vai escolher 1 ou 2 mandamentos que mais gostaram e representar com desenhos. Depois uma pessoa do grupo apresenta para o grupão.



1. Amar a Deus sobre todas as coisas e não tomar Seu Santo Nome em vão: 



Amar a Deus sobre todas as coisas: O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nEle e a amá-Lo acima de tudo. Por isso mesmo, a superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus, é uma espécie de idolatria.

Alguns cristãos dizem que o culto que prestamos a imagens é uma idolatria que contraria este mandamento, mas isso não é verdade. Deus proibe ídolos, ou seja, imagens que são adoradas como se elas fizessem milagres.
As nossas imagens são como fotografias: nos lembram a pessoa amada. Além disso, no livro do Êxodo, capítulo 25, vemos que o próprio Deus mandou que se fizesse imagens de dois querubins paraque fossem colocadas sobre a Arca da Aliança. Também no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 14 vemos a passagem do Antigo Testamento onde, por ordem de Deus, Moisés fez uma serpente de cobre e colocou-a sobre um poste. Essa imagem era prefiguração do Cristo, e todos os que para ela olhavam ficavam curados.
Há também, nas catacumbas de Priscila, em Roma, local onde os primeiros cristãos se escondiam dos perseguidores, a pintura da Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços. Essa pintura é do sécuo III. Não é possível que os cristãos do ano 200 fossem idólatras.
Um outro aspecto é o fato de este mandamento proibir o culto a deuses estrangeiros. Jesus Cristo é Deus verdadeiro, portanto a veneração de Sua imagem não traz malefício algum.



2. Não tomar Seu Santo Nome em vão:



Este mandamento proíbe o uso inconveniente do nome de Deus, de Maria e dos Santos.

As promessas feitas a outra pessoa em nome de Deus empenham a honra, a fidelidade, a veracidade e a autoridade divinas. Devem, pois, em justiça, ser respeitadas.
A blasfêmia consiste em proferir contra Deus palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus. É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, orpimir os povos, torutar ou matar.



3. Guardar domingos e festas de guarda e honrar pai e mãe:



Guardar domingos e festas de guarda: No Antigo Testamento, o mandamento prescrevia que se guardasse o sábado. No entanto, esse dia foi substituído pelo domingo através da Ressurreição de Cristo que, dessa forma, deu início a uma Nova e Eterna aliança com a humanidade.

O domingo deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa de preceito por excelência (Código de Direito Canônico, cânon 1246, 1). No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa (Código de Direito Canônico, cânon 1247), para isso os fiéis devem se afastar das atividades e/ou negócios que os impeçam o culto a ser prestado a Deus nesses dias.
Nenhum fiel pode tentar impedir sem necessidade que outro cumpra este preceito.



4. Honrar pai e mãe:



De acordo com este mandamento, Deus quis que, depois Dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade.

"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar."
Os filhos devem aos pais respeito, gratidão, justa obediência, e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.
Os pais devem ser responsáveis por educar os filhos na Igreja e têm o dever de atender, na medida de suas condições, às necessidades físicas e espirituais dos filhos.
Os pais também devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem e ensinem que a primeira vocação do cristão é seguir a Jesus.



5. Não matar e não pecar contra a castidade: 



Não matar: Este mandamento, na verdade, é muito amplo. Entende a Santa Igreja que ele abrange não apenas a morte em si, mas uma série de outros itens:

a) A intenção em se destruir uma pessoa, mesmo que não se consiga;
b) Abrange também pessoas que em seus negócios provocam a morte ou a fome a outras pessoas e também àqueles que instituem leis ou estruturas sociais visando à degradação dos costumes e à corrupção da vida religiosa;
c) O aborto em qualquer situação, exceto quando um tratamento médico para uma outra enfermidade, por exemplo o câncer, acarreta em um aborto contra a vontade da mãe;
d) A eutanásia voluntária (prática segundo a qual se abrevia o sofrimento de um doente portador de enfermidade incurável tirando-lhe a vida de maneira indolor);
e) O suicídio;
f) O escândalo (quando, por ação ou omissão, se permite deliberadamente que o outro peque gravemente;
g) Quando se omite ajuda a alguém;
h) Provocar guerra;
i) A corrida armamentista (investimento em armas ao invés de condições melhores aos menos favorecidos).
Este mandamento não engloba a defesa armada de uma nação em caso de ataque, pois se trataria de uma legítima defesa.
A legítima defesa consiste em impedir que alguém tire nossa vida, uma vez que esta é o bem mais precioso que possuímos na terra. Não é pecado, mesmo que acarrete na morte do agressor, se esta for a única forma de defesa.
O Catecismo da Igreja Católica menciona como pecado contra o quinto mandamento até mesmo um professor que se ira contra os seus alunos.



6. Não pecar contra a castidade: 



Ao criar o ser humano o Senhor dá, ao homem e à mulher, de maneira igual, a dignidade pessoal. Cada um deve reconhecer e aceitar sua identidade sexual, de acordo com o sexo que o indivíduo possua.

Jesus, Maria e José são modelos perfeitos de castidade e devem ser imitados. Ser casto consiste em integrar a sexualidade na pessoa. Inclui também a aprendizagem do domínio pessoal.
O uso de roupas provocantes com a intenção de se chamar a atenção de alguém do sexo oposto leva a pessoa a cometer este pecado. Em Fátima, Maria fala que ela deve ser modelo de como as mulheres devem vestir-se. Você mulher analise a si própria e veja se está se vestindo de acordo.
Há ainda, dentro deste mesmo pecado, coisas como a masturbação, a fornicação (sexo antes do casamento religioso), a pornografia (exibição pública dos atos sexuais), a prostituição, o estupro e a homossexualidade.
No caso da homossexualidade, especificamente, o Catecismo reconhece que muitas pessoas no mundo sofrem uma inclunação desordenada por pessoas do mesmo sexo, no entanto, convida a esses que aceitem isso como uma provação e não se entreguem ao seus instintos.
Diz também que devemos acolher os homossexuais com respeito, compaixão e delicadeza e evitar todo sinal de discriminação injusta.
Os irmãos e irmãs com tendências homossexuais são convidados, se forem cristãos, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que possam encontrar por causa da sua condição. Devem, gradual e resolutamente, se aproximar da perfeição cristã, através da oração e da graça sacramental, do autodomínio, da castidade e do apoio de uma amizade desinteressada.



7. Não furtar, não roubar e não levantar falso testemunho: 



Não furtar ou roubar: Este mandamento proíbe a retenção indevida dos bens alheios ou a lesão do próximo com relação a eles, seja como for.

Vale a pena lembrar que a ajuda aos pobres é uma grande virtude. Portanto, uma pessoa avarenta (mão-de-vaca) "não entrará no Reino de Deus", diz o Apóstolo com todas as letras em 1Cor 6,10. O nosso trabalho também é para que possamos partilhar nossos lucros com aqueles que não têm condições.
O Catecismo nos lembra que o pecado contra este mandamento exige reparação.
É necessário que o fiel arrependido restitua o valor ou a mercadoria roubada.
Este mandamento também inclui a escravidão.



8. Não levantar falso testemunho: 



A verdade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia.

Este mandamento proíbe coisas como:
a) Falso testemunho e perjúrio (jurar falso, falar inverdades);
b) Respeito à reutação das pessoas (não revelar coisas que causem o prejuízo dos outros) - Isto inclui admitir como verdadeiro, mesmo em silêncio, um defeito moral do próximo. Também aquele que, sem razão, revela a pessoas que não sabem os defeitos dos outros;
c) Calúnia (invenção e propgação de inverdades a respeito de uma pessoa ao ponto que sua reputação fique prejudicada e outras pessoas passem também a ter falsos juízos a respeito dela) - Para isso é necessário que saibamos interpretar as palavras das pessoas quando comentam sobre as outras e a conhecer as "duas faces" da "história";
d) Maledicência (destuir por vontade própria a reputação do próximo);
e) Fanfarronice (faltar com a verdade) e ironia (modo de exprimir-se em que se diz o contrário do que se pensa ou sente);
f) Mentira (dizer o que é falso com a intenção de enganar);
O Catecismo menciona como pecado contra o oitavo mandamento a quebra de sigilos profissionais.



9. Não desejar a mulher do próximo e não cobiçar as coisas alheias: 



Não desejar a mulher do próximo: Este pecado pode ser evitado ou corrigido através da purificação do coração e a prática da temperança (moderação dos instintos). Isso se faz com a oração, a prática da castidade e da pureza da intenção e do olhar.

Da mesma forma, não sejam as mulheres casadas ou solteiras causa de desejo aos homens. Vistam-se e comportem-se de maneira apropriada pois o pudor preserva a intimidade da pessoa. Não se deve mostrar aquilo que deve ficar escondido.
Este mandamento menciona qualquer desejo por outra mulher, principalmente a do próximo, ainda que seja apenas com um olhar.
Aos homens solteiros pede-se que busquem nas mulheres solteiras a pessoa com quem gostariam de se casar, para que possam admirá-las com respeito e retidão e ter relacionamentos puros, baseados no espírito cristão.



10. Não cobiçar as coisas alheias: 



Este mandamento exige banir a inveja do coração humano. Designa o desejo pelas coisas dos outros. Não é pecado desejar obter as coisas que pertencem aos outros através de uma maneira justa.

A inveja é um vício capital (gera outros vícios) e é, segundo Santo Agostinho, "o pecado diabólico por excelência." Dela vêm o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria à desgraça alheia, e o desprazer com a prosperidade dos outros.
O cristão deve combater este pecado através da benevolência, humildade e do abandono nas mãos da Providência divina.
O desapego aos bens materiais é necessário para entrar no Reino dos Céus.


 SE VOCÊ QUISER ALGUMA SUGESTÃO DE DINÂMICA OU DE REUNIÃO PARA GRUPO DE ADOLESCENTES, GRUPO DE JOVENS OU CATEQUESE, DEIXE UM COMENTÁRIO.

16 comentários:

  1. Olá, sou coordenadora de um grugo de adolescentes com Cristo (EAC), aqui em Araruama- Rj. Gostei muito da dinâmica dos 10 mandamentos. Os jovens variam de 14 a 20 anos. Obrigada por sua disponibilidade. Deus a abençoe. Meu email é alineramosbarreto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    boa noite
    gostaria de sugestao de temas que eu poderia abordar. Acabamos de criar um grupo de jovens em nossa comunidade. E gostariamos de saber se vc tem alguma instruçao para nos ajudar a continuar nossa jornada...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse trabalho de vocês! Parabéns, agradesço por que ajudou muito incrementar minhaa aulas de catequese! Valeu

    Regina- Arraias-TO

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de uma sugestão de reunião com dinâmica para grupo de jovens com o tema namoro cristão.
    Meu e-mail é jpcomcristo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. gostaria de sugestão de dinãmica para pré adolecente .

    ResponderExcluir
  6. eu tambem queria dinamicas sobre os dez mandamentos

    ResponderExcluir
  7. Olá paz e bem da parte de Jesus! Sou catequista de 1ª eucaristia já faz um bom tempo adoro minha missão de levar as crianças a um encontro pessoal com Jesus, gosto mto de inovar e dinamizar com a turma gostaria de receber material que eu possa proporcionar um encontro dinâmico e cheio de espiritualidade para os meus catequizandos. Meu e-mail edizienefreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. é muito dificil catequizar jovens e adolescentes, por isso é muito importante esse entrosamento entre catequistas embora só nos conhecemos em cristo,gostaria muito de sugestões.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de receber dinâmicas sobre os Dez mandamentos para serem aplicadas no crisma desde já agradeço paz e bem a todos!!

    ResponderExcluir
  10. eusou catequista de adolecentes e adultos gostaria de receber dinamicas para ambos

    ResponderExcluir
  11. Vocês tem alguma dinâmica sobre o terceiro mandamentos?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o seu trabalho.Gostaria de uma sugestão de reunião com dinâmica para grupo de jovens com o tema namoro cristão.
    e-mail margcaetano@ gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá eu sou catequista da primeira etapa da eucaristia e queria dinâmicas com os dez mandamentos

    ResponderExcluir
  14. Oi , eu gostaria de sugestão de reunião para grupo de adolecentes , sobre os dez mandamentos.
    Meu email é ksouzza02@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi , gostaria de sugestão de reunião para grupo de adolescentes sobre os dez mandamentos.
    Meu email é ksouzza02@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. boa tarde me chamo alexandre e estou criando um grupo de jovens na minha comunidade , gostaria de sugestoes e dinamicas. Paz e Bem. email kiko.alexandre321@gmail.com

    ResponderExcluir