NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG É PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, FORMAÇÕES, DINÂMICAS E EVENTOS DO NOSSO GRUPO DE ADOLESCENTES, CRIADO EM MARÇO DE 2012, NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

terça-feira, 13 de março de 2012

VIDA NOVA EM CRISTO


Olá amigos, hoje nós tivemos uma reunião ótima, que falamos sobre a mudança de vida, como é necessário tomarmos uma decisão para recebermos a graça de ter uma vida nova.
A reunião foi assim.
Músicas
Oração Inicial
Dinâmica - Transformação da vida
Material - um galho seco, uma flor, um jarro de água, um copo vazio, um cadeado fechado, uma chave, uma vela apagada, caixa de fósforo, bíblia fechada.
Perguntar: O que vocês estão vendo nesta mesa? O que estes objetos simbolizam? O que eles tem a ver com a nossa vida ou com a vida de algunas cristãos.
Respostas dos adolescentes:
galho seco - diferentes caminhos, quando paramos de florescer, quando morremos para Cristo
flor - quando estamos cheios de alegria, de vigor, abertos a florescer
vela apagada - a pessoa sem fé, ou com pouca fé
cadeado fechado - o coração fechado à Cristo, que não deixa Cristo entrar
copo vazia - vida vazia, sedenta de Cristo
Jarra de água - Vida nova, batismo, espírito Santo
Bíblia fechada - quando não escutamos ou não seguimos os ensinamentos de cristo.

Pergunta: Você se encaixa em alguma dessas situações? Por quê? O que podemos fazer para reverter este quadro? (deixar eles falarem)
Soluções dadas pelos adolescentes ( cada um falou e praticou uma ação, explicando o que foi feito)
- abrir o cadeado (deixar Cristo entrar na nossa vida) , acender a vela (acender a nossa fé, aumentar a nossa fé, deixar Cristo ser a nossa Luz), encher o copo (se encher do amor de Deus, renovar nosso batismo, sermos lavamos pelo amor de Deus), colocar o galho seco na água (dar vida nova ao que está perdido, ter esperança de mudança), abrir a biblia (ouvir e seguir a palavra de Deus).

Pergunta: Para que isto acontecesse, foi necessário o que? (a ação, o primeiro passo, a decisão)

Leitura - Filho Pródigo (Lucas 15, 11-31)
Após a dinâmica lemos e falamos sobre a Parábola do filho Pródigo (Lucas 15)
Pergunta: O que esta parábola tem a ver com a dinâmica? o que podemos aprender com este evangelho?
Respostas: A mudança de vida, os caminhos que decidimos seguir, a decisão de mudar de vida, o arrependimento, o perdão, o amor de Deus, o abraço do Pai que nos ama, que nos acolhe.

Meditação - Apagamos a luz e foi cantado a música "Abraço de Pai", pedimos que eles imaginassem como se estivessem no lugar do filho pródigo, imaginassem e sentissem o abraço do pai, o amor de Deus.
Oração Final
Música - Hoje Livre Sou
Amigos quem ler esta postagem, não deixe de comentar, a sua participação é muito importante, torne-se também um seguidor.
Um abraço a todos.

19 comentários:

  1. achei muito importante e muito legal e vou usar na minha igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhos como este, colocados a disposicao na web demonstram que a tua missao de evangelizar transportou os limites da tua paroquia e alcancou muitos outros jovens. Ajudando inclusive outros irmaos enganjados nesta rica e linda missao de levar a palavra e o amor de Deus ao coracao e ao conhecimento de outras pessoas. Parabens! Que Deus conserve tuas forcas, capacidade, generisidade e fe!

      Excluir
  2. Olá Morgana,

    Gostaria de agradecer por esse blog incrivel que me auxilia tanto, pois trabalho com um grupo de adolescentes e sinto uma grande dificuldade em pensar em atividades, dinamicas que os tragam para o tema proposto. Pois eles estao numa fase, 11 a 14 anos, que tudo é chato, pois nao sao criancas nem adultos ainda... aii fica dificil...

    Fiz essa atividade a semana passada e foi incrivel, pois eles se entregaram de verdade a dinamica, a unção do Espírito Santo e vivenciaram tudo o que era proposto.
    Saimos, inclusive eu, transformados dessa experiencia e sei qeu o Senhor tem muito mais a nos proporcionar...

    Obrigada por viabilizar muitas ideias e direcionamentos, que Deus te abencoe e ilumine sempre

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, agora só vou acrescentar algumas coisa. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Vou aplicar neste final de semana com as crianças em minha paróquia, onde vai acontecer um retiro de primeira experiência. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. ameiii, vou usar para uma reunião no ministério de música. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Linda dinamica, ótima para trabalhar no grupo jovem que participo , amanha dia 03/01/2016 , primeiro domingo do ano, vamos trabalhar o tema Vida nova , e essa dinamica vai ajudar muito, brigada Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  7. Linda dinamica, ótima para trabalhar no grupo jovem que participo , amanha dia 03/01/2016 , primeiro domingo do ano, vamos trabalhar o tema Vida nova , e essa dinamica vai ajudar muito, brigada Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  8. Linda dinamica, ótima para trabalhar no grupo jovem que participo , amanha dia 03/01/2016 , primeiro domingo do ano, vamos trabalhar o tema Vida nova , e essa dinamica vai ajudar muito, brigada Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  9. Muito maravilhoso gostei muito...
    Deus age e capacita a cada um que lhe permite residir em cada coração...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ! Deus abençoe sempre com novas inspirações!

    ResponderExcluir
  11. Sou catequista de crisma gostei muito do conteudo e estou aproveitando os textos para aplicar aqui com meus catequizandos, pois tenho muita dificuldade de material, pois moro na zona rural.

    ResponderExcluir
  12. muito bom vou usar com certeza obrigado

    ResponderExcluir
  13. Nuss...como adorei essa dinâmica
    Muito importante esse tema
    E essa dinâmica renovou ainda mais ele

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dessa dinâmica,parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Bênção... Deus continue abençoando vocês, sempre, todos os dias eu faço oração em família e amo fazer dinâmica para nós ajudar na fé. Pois tenho duas adolescentes e que já estão pensando em apostatar da fé 💔 mas tento,com a ajuda de Deus e pela graça,mostrar que o Caminho é JESUS e sempre será.

    ResponderExcluir
  16. Bênção... Deus continue abençoando vocês, sempre, todos os dias eu faço oração em família e amo fazer dinâmica para nós ajudar na fé. Pois tenho duas adolescentes e que já estão pensando em apostatar da fé 💔 mas tento,com a ajuda de Deus e pela graça,mostrar que o Caminho é JESUS e sempre será.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom pessoal!! Obrigada por partilhar conosco. Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir