NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG É PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, FORMAÇÕES, DINÂMICAS E EVENTOS DO NOSSO GRUPO DE ADOLESCENTES, CRIADO EM MARÇO DE 2012, NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

domingo, 15 de janeiro de 2012

DINÂMICAS PARA GRUPO DE JOVENS E ADOLESCENTES



DINÂMICA - ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada ao momento.  Ex.: Como gostaríamos que fosse nossa escola este ano..?
Cada professor  receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que o professor  espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada professor  colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

DINÂMICA DO CORAÇÃO

Objetivo: conhecer o outro e dar-se a conhecer, abrindo espaço para que cada um se apresente; buscando, com essa apresentação, maior intimidade entre os elementos do grupo; partilhando sentimentos, ideais, realizações, desejos e frustrações.

Material: folhas de papel sulfite e canetas hidrocor ou giz-de-cera para todos os participantes.

Desenvolvimento:

1) Entrega-se uma folha de papel sulfite a cada participante, que deverá desenhar um coração grande e escrever seu nome fora do coração. O coração deverá ser dividido em quatro partes.

2) Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante realizado por sua família (o maior acontecimento). Na segunda parte, desenhar sua maior realização pessoal. Na terceira parte, escrever a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na quarta parte do coração, escrever, enfim, a maior decepção de sua vida.

3) Todos os participantes deverão pôr sua folha com o trabalho realizado no centro do círculo, compartilhando os resultados. Caso sintam necessidade, poderão comentar ou perguntar algo a respeito das respostas de seus colegas. A pessoa abordada terá liberdade para responder ou não à questão levantada. Compartilhar sentimentos e descobertas com o grupo.

4 comentários:

  1. obrigada este blog foi muito util para mim!Parabens!

    ResponderExcluir
  2. OLa me chamo tony sou catequista do crisma e tambem atuo com grupo de adolescentes e gostaria de receber encontros pra mim realizar com a catequese e grupo de adolescentes ! meu email é tony_olavo@yahoo.com.br se tiverem algo em word se puderem me ajudar enviando agradeço de coração !

    ResponderExcluir