NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG É PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, FORMAÇÕES, DINÂMICAS E EVENTOS DO NOSSO GRUPO DE ADOLESCENTES, CRIADO EM MARÇO DE 2012, NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MENSAGENS - PODER DA ORAÇÃO

A balança


Mensagem  

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou em um armazém, aproximou-se do dono, conhecido pelos seus maus modos, e pediu se ele lhe podia fiar alguns alimentos.

Explicou-lhe que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar, e, que tinha sete filhos para alimentar.

O dono do armazém, com os seus maus modos riu-se da pobre senhora, dizendo que a sua loja não era a casa dos pobres, e, que tudo ali se pagava com dinheiro.

Mais uma vez a pobre senhora envergonhadamente implorou e disse que pagaria assim que tivesse dinheiro.

Ele respondeu que ela ali não tinha crédito, nem tão pouco conta na sua loja.

Um freguês que estava de pé junto ao balcão, ouvindo toda a conversa disse ao comerciante que desse à senhora tudo o que ela necessitasse, e que pusesse na sua própria conta.



Relutante o comerciante perguntou à senhora:

- Você tem uma lista do que precisa?
- Sim disse ela.
- Muito bem, coloque a lista no prato da balança, e o que ela pesar eu lhe darei em mantimentos.

A pobre mulher hesitou por instantes a com a cabeça curvada, retirou do bolso um pedaço de papel, e escreveu alguma coisa nele, colocando-o depois no prato da balança.

Os três ficaram admirados quando o prato da balança, com o papel, desceu e permaneceu em baixo.

O comerciante, já irritado com o marcador da balança, virou-se para o freguês e comentou contrariado:

- Eu não posso acreditar!

O freguês sorriu e o comerciante começou a colocar os mantimentos sobre a balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada.

O comerciante ficou parado por alguns instantes olhando para a balança, tentando entender o que tinha acontecido.

Finalmente, pegou no pedaço de papel da balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras, e sim uma oração que dizia:

“MEU SENHOR, O SENHOR CONHECE AS MINHAS NECESSIDADES E EU AS DEIXO EM SUAS MÃOS” 

O comerciante deu as mercadorias à mulher que, no mais completo silêncio agradeceu e deixou o armazém.

O freguês pagou a conta e disse:



- VALEU A PENA CADA CENTAVO PAGO… SÓ DEUS SABE O VALOR DE UMA ORAÇÃO.




PEGADAS NA AREIA

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia
com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços.


A Cadeira:



Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo,

e que necessitava de orações.
Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas. Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada.
-Suponho que estava me esperando?-, perguntou-lhe.
-Não, quem é você?-, respondeu o homem enfermo.
-Sou o sacerdote que a sua filha chamou para que rezasse com você;
quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo.
-Ah sim, a cadeira... você não se importaria de fechar a porta?
O sacerdote fechou a porta.
O homem enfermo lhe disse:
-Nunca contei isto para ninguém, mas passei toda a minha vida sem ter aprendido a rezar.
Quando eu ia para a igreja e ouvia algo a respeito da oração, como se deve orar e os benefícios que recebemos através dela...
...mesmo assim, não queria saber de orações!
Entrava-me por um ouvido e saía por outro.
Assim sendo, não tenho idéia de como rezar.
Então...há muito tempo abandonei por completo a devoção.
Assim eu vivia até alguns anos atrás, quando conversando com meu melhor amigo ele me disse:
- José, orar é simplesmente ter uma conversa com Jesus, e isto eu sugiro que você não deixe de fazer...
Você se senta numa cadeira e coloca outra cadeira vazia na sua frente.
Em seguida, com muita fé, você imagina que Jesus está sentado nela,
bem diante de você. Isto não se trata de insanidade, pois ele próprio certa vez nos disse:
-"Eu estarei sempre com vocês".
-Portanto, você deve falar com ele e escutá-lo, da mesma forma como está fazendo comigo agora.
-Pois assim eu procedi e me adaptei à idéia.
Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias.
Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja, pois me internaria num manicômio imediatamente.
O sacerdote sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que vinha fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo.
Em seguida rezou com ele.
Deu-lhe uma bênção e foi para a sua paróquia.
Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido.
O sacerdote perguntou:
- Ele faleceu em paz?
- Sim, quando eu estava me preparando para sair, ele me chamou ao seu quarto.
Disse-me que me queria muito e me deu um beijo.
Quando eu regressei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto.
Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente,
antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama
e recostou sua cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei.
O que será que isto poderia significar?
O sacerdote, profundamente estremecido, enxugou as lágrimas e lhe respondeu:
- Como seria bom se todos morrêssemos assim...


MENSAGEM - O NÁUFRAGO
Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo tendo conseguido se agarrar em parte dos destroços para poder ficar boiando. Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada fora de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente. 

Com muita dificuldade ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, dos animais, e como sempre agradeceu.

Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia. No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos, uma forte chuva caiu sobre a ilha e um raio atingiu o seu abrigo deixando-o em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.

Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando:

"O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?"
Chorou e blasfemou tanto, que adormeceu, profundamente cansado. 

No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

- "Viemos resgatá-lo!" - disseram.
- "Como souberam que eu estava aqui?" - perguntou ele.
- "Nós vimos o seu sinal de fumaça!"



Moral da história 

É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus sempre age em nosso benefício, mesmo nos piores momentos...

* Estas mensagens são ótimas para se trabalhar com o tema "Oração"
Um grande abraço...



Nenhum comentário:

Postar um comentário