NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG É PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, FORMAÇÕES, DINÂMICAS E EVENTOS DO NOSSO GRUPO DE ADOLESCENTES, CRIADO EM MARÇO DE 2012, NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

SUGESTÃO DE REUNIÃO GRUPO DE ADOLESCENTES

OLA´AMIGOS ESTOU POSTANDO A NOSSA SEGUNDA REUNIÃO, COM SUGESTÃO DE IDEIAS E ASSUNTOS, ESPERO QUE GOSTEM, PODEM DAR OUTRAS SUGESTÕES, OPINIÕES TEMAS PARA NOVAS REUNIÕES, PARA MELHORARMOS CADA VEZ MAIS.

2ª REUNIÃO - 07/02/2012

CONSTRUINDO UM GRUPO
(o assunto principal desta reunião é mostrar o que é preciso para um grupo religioso dar certo, a importância de cada um para a construção de um grupo, a importancia de um grupo na vida cristã)
Música
Oração Inicial

Dinâmica: Barbante (faz um círculo com os participantes, pega a ponta do barbante e joga para alguém da roda e diz / o que é importante para um grupo dar certo / e assim um vai jogando para o outro e sempre que recebe o barbante segura e joga o rolo, construindo assim uma teia) após o dinâmica perguntamos o que podemos aprender com esta dinâmica:? foi falado de união, importância de cada um, elo de amizade, se um largar a teia se desfaz...

Leitura: Mat 25, 14-30 (talentos, habilidades, cada um é importante, compromisso)

Elementos importantes para construir um  grupo:
- Um grupo de adolescentes  é um grupo de amigos, unidos pela mesma fé.
- A amizade, o conhecimento interpessoal, a acolhida e a compreensão do outro só podem crescer em pequenos grupos.
- A consciência e a participação só nascem onde cada um é importante, pode falar, escutar e dar a sua opinião.
- As novas lideranças, capazes de intervir na Igreja e na sociedade, nascem e crescem nos grupos organizados, onde cada decisão e atividade é pensada e decidida coma opinião de todos.
- A formação integral do adolescente  tem, no grupo religioso, um espaço privilegiado.
- No grupo, na comunidade, o adolescente toma consciência de que a fé é mais do que apenas “ir à missa”. A espiritualidade do seguimento de Jesus, descobre, leva ao compromisso com os irmãos.
- A ação planejada, no grupo de base, facilita a participação de todos.

     É bonito ver o adolescente que faz uma caminhada com o grupo, crescendo na fé, no relacionamento com o outro e consigo mesmo, na consciência crítica e na ação prática. Neste último aspecto, no entanto, acredito que precisamos ser mais criativos e ousados. Faltam aos grupos, ações concretas. É preciso dar um passo a mais. Descobrir “bandeiras de luta” que sejam atraentes e mobilizem os adolescentes, nas diferentes realidades em que vivem. Mãos à obra, com criatividade e coragem.


QUESTÕES PARA DEBATE

1 – O que um grupo de Adolescentes precisa para dar certo e ser firme na fé?
2 - Quais são os principais elementos indispensáveis para manter um grupo de adolescentes?

3- Por que é importante um adolescente participar de um grupo na igreja?

Música
Oração Final

Um comentário:

  1. O objetivo do blog é incrível! Parabéns pela dedicação! Tem me ajudado muito!Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir